top of page

Mathias da Rocha

Matias da Rocha.jpeg
Mathias Theodoro da Rocha, que nasceu em 1864. Foi Mathias quem compôs o hino do carnaval pernambucano Vassourinhas.
Os dados sobre a vida de Mathias da Rocha são escassos. Sabe-se pelo depoimento assinado por Nô Pavão e testemunhado por Jasson da Silveira Barros, Valdomiro Gomes da Silva e Lindolfo Edwige de Souza em 1977, que ele participou da fundação do Clube, juntamente com outras pessoas, inclusive o seu irmão, Cabeça de Pau. Segundo a mesma fonte, Mathias seria autor de outra música para Vassourinhas, mas não recorda o nome.
Olhando um retrato existente na sede, Mathias da Rocha era afilado, negro, trajado com elegância. Joana chamou-o "maestro". Em outro documento encontrado no Clube, respondendo a uma carta do Sr. Mário Leite em 1949, o ex-presidente Severino Oliveira adianta que Vassourinhas "foi tirada por Mathias da Rocha e Sua Prima Joana Batista Ramos no dia 6 de janeiro de 1909 e que compoz com seu violão no arrabalbe de Beberibe em um mucambo junto a esta vai mais duas marchas proesas de Oscar e dois irmãozinhos".
Portanto além de fundador do Clube, autor da música compositada em 1909, era elegante, negro, afilado, maestro, tocador de violão, primo de Joana Batista, autor de outra música que não recorda o nome, segundo as informações de Nô Pavão, Joana Batista, Severino Oliveira. Tendo assinado o recibo vendendo ao Clube a música Vassourinhas, era alfabetizado. Ele e Joana Batista.

Fonte: www.onordeste.com

Vassourinhas

Orquestra Popular do Recife

bottom of page