top of page
Este site está em constante construção. Se você tem informações e fotos sobre um bloco, compositor, ou qualquer outro dado que possa enriquecer ou corrigir as nossas publicações, ou lacunas, escreva para nós: ouvindofrevo@gmail.com
Colabore com a divulgação do Frevo.
Para entrar em contato com blocos, grupos ou artistas, procure seus contatos através das redes sociais ou na Internet.
Gildo Branco
A lua disse
Canta: Evaldo França.
Astrogildo Américo Branco Filho nasceu em 27/7/1921, no Recife, Pernambuco e faleceu em 7/6/1979 (Recife, PE), compositor.
Nasceu em família de flautistas amadores. Irmão de Aline Branco, famosa cantora da Rádio Clube de Pernambuco na década de 1930. Ainda menino, despertou seu interesse pela música. Quando jovem tornou-se compositor de grupo participante do carnaval de rua, em Recife. Até 1939, trabalhou como comerciário na Livraria Universal. Em 1946, ingressou no Clube Português como escriturário, passando mais tarde a supervisor.
Trabalhando no Clube Português, conheceu o maestro Nelson Ferreira que o lançou como compositor. Em 1960, Voleide Dantas gravou pela primeira vez uma composição sua, o frevo-canção "Periquito bateu asas", feito em parceria com Sebastião Rosendo. Em 1961, Raimundo Santos gravou outro frevo-canção de sua autoria, "Gulosa". Seus frevos-canções passaram a ser sucesso em vários carnavais. Em 1962, Evaldo França gravou "A lua disse", que tirou o primeiro lugar no concurso de Carnaval promovido pela Prefeitura de Recife. Em 1964, voltou a obter o primeiro lugar no mesmo concurso com a composição "Amor de marinheiro", cantada por Penha Maria. Em 1966, conseguiu o terceiro lugar no concurso de Carnaval da Prefeitura do Recife com "Cochilou, cachimbo cai", em gravação de Germano Batista.
Em 1969, sua composição "Você está sozinha", feita em parceria com Valdemar de Oliveira, foi gravada por Expedito Baracho. Em 1970, o coral RCA gravou, de sua autoria, "Levante o dedo", em parceria com Aldemar Paiva, "Os direitos são iguais", "Como vai de amor" e "Olinda do meu coração". Em 1971, Expedito Baracho gravou "Pertinho dela", de sua parceria com José Meneses. Esta composição ganhou o primeiro lugar do concurso de Carnaval da Prefeitura do Recife naquele ano. Em 1974, tornou a ganhar o primeiro lugar no concurso de Carnaval de sua cidade natal com o frevo-canção "O frevo é de Pernambuco", gravada por Claudionor Germano.
Entre outras composições gravadas teve o frevo canção "Passei no vestibular" por Ivanildo Silva gravado no CD "Frevo canção" da série História do Carnaval da Polydisc.
Principais Obras
A lua disse
Amor de marinheiro
Arranjei um casamento
Baile dos casados
Cochilou, cachimbo cai
Como vai de amor
Fonte: www.onordeste.com
bottom of page