top of page

Marcos FM

É professor efetivo do Curso Técnico do Conservatório Pernambucano de Música, onde ministra aulas de contrabaixo elétrico, Arranjo, Harmonia Popular e Estética do Frevo, entre outras. Também leciona no Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO). É mestrando no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em Rede Nacional, ProfEPT-IFPE Campus Olinda, sob a orientação do Prof. Dr. José Reginaldo Gomes de Santana. Possui especialização em Metodologia do Ensino da Música pelo IBPEX. Possui graduação em Música - Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). 

    Publicou quatro livros: Arranjando frevo de rua (2017), Arranjando frevo-canção (2019), Arranjando frevo de bloco (2020) e Frevo: transformações ao longo do passo (em parceria com Climério de Oliveira), todos lançados pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). É sócio-fundador do Instituto Brasileiro do Frevo (IBF). Em breve lançará mais dois títulos: Arranjando para banda de música, o primeiro no gênero a ser produzido em nosso país e Frevobook, esse em parceria com Climério de Oliveira e Maestro Spok.  

    Tem ampla experiência na área de performance musical como baixista e saxofonista, pesquisa sobre frevo, arranjo, composição musical, regência e banda de música. 

    É sócio-fundador do Instituto Brasileiro do Frevo (IBF) e sócio do Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco (CEMCAPE). 

Desde 2023 participa do Projeto Bandas de PE como professor de regência. Ministrou inúmeros cursos no Paço do Frevo (Recife/PE) sobre Harmonia funcional, Harmonia modal e Arranjo de frevo. 

    Como arranjador de frevo foi premiado inúmeras vezes em concursos de frevo promovidos pela Prefeitura do Recife e no Concurso Nordestino do Frevo (2021 e 2022), promovido pela Fundaj. Elabora arranjos também para: Orquestra Criança Cidadã do Coque, Banda Sinfônica da Cidade do Recife, Baile do Menino Deus, Spokfrevo Orquestra, Festival Moacir Santos, Cinema (filme: Lua 2014), Orquestra Popular do Recife, Alaíde Costa e Gonzaga Leal,  Wüste Welle Big Band (Alemanha), Shows da SpokFrevo com Lenine (no FIG 2022 e com a Banda Sinfônica de Tatuí/SP), Transversal Frevo Orquestra, Grupo Instrumental Brasil (GIB), entre outros.

    Como baixista já atuou ao lado de grandes nomes da música como Hermeto Pascoal, Quinteto Violado, Orquestra Popular do Recife, Spok, Claudionor Germano, Carlos Malta, Caca Malaquias, Paulo Braga, Andrea Ernest, Pascoal Meireles, Maestro Duda, entre outros. É diretor musical em shows de Climério de Oliveira desde 2015 e dirigente da Orquestra Quebramar, com a qual lançou um álbum homônimo e Marcos FM Quarteto (2022).

Marcos  FM
bottom of page