top of page
Este site está em constante construção. Se você tem informações e fotos sobre um bloco, compositor, ou qualquer outro dado que possa enriquecer ou corrigir as nossas publicações, ou lacunas, escreva para nós: ouvindofrevo@gmail.com
Colabore com a divulgação do Frevo.
Para entrar em contato com blocos, grupos ou artistas, procure seus contatos através das redes sociais ou na Internet.
Jones Johnson
Instrumentista. Clarinetista. Compositor.
Jones Phillips Johnson
24/6/1894 Nasceu no Cabo, PE
Filho de um engenheiro ferroviário inglês de New Castle e de uma dona de casa brasileira. Herdou do pai, que tocava harmônica nos momentos de folga, o gosto pela música.
Aos 10 anos de idade assumiu a direção da Banda musical Jaraguá, em sua cidade. O maestro João Rabelo adoeceu e o jovem clarinetista, já respeitado por seus colegas, assumiu o posto. Em 1921, abandonou a Banda Jaraguá e mudou-se para Recife. Na capital pernambucana, passou a tocar clarinete no Café Radiante, situado no Pátio do Carmo. O Café Radiante era rival do Café Chic, que ficava na Rua das Trincheiras, e contava com excelente orquestra, com destaque para o clarinete de Teódulo Machado. Em pouco tempo, Johnson, com apenas 17 anos, superou o rival na clarineta e o Radiante tornou-se a nova atração. Pouco tempo depois, Ratinho, um dos nomes mais conhecidos da música pernambucana, viu sua atuação e falou dele a Nelson Ferreira, que, na época, dirigia a orquestra do Teatro Moderno. Nelson contratou Johnson e este passou a fazer parte da orquestra. Ainda jovem começou a participar do carnaval pernambucano, tendo tocado em diversas orquestras de agremiações carnavalescas. Com Felinto Morais, participou do conhecido Bloco Apois Fum. Fez parte também do conjunto Lira da Noite e do Bloco das Flores. Conhecido como Mestre Jones, foi ainda regente da Banda musical Revoltosa, de Nazaré da Mata. Em 1949 teve o frevo "Agora é que eu quero ver" gravado pela Orquestra Tabajara na Continental. Nos anos 60, passou a fazer parte da Orquestra Sinfônica do Recife, com grande destaque.
Fonte: Dicionário Cravo Albim da MPB
Não há problema
Orquestra Nelson Ferreira
bottom of page