top of page
Este site está em constante construção. Se você tem informações e fotos sobre um bloco, compositor, ou qualquer outro dado que possa enriquecer ou corrigir as nossas publicações, ou lacunas, escreva para nós: ouvindofrevo@gmail.com
Colabore com a divulgação do Frevo.
Para entrar em contato com blocos, grupos ou artistas, procure seus contatos através das redes sociais ou na Internet.
Luiz Bandeira
Luiz Bandeira, cantor, músico e compositor pernambucano, nasceu em 25 de dezembro de 1923, no Recife. Passou parte de sua infância em Maceió, Alagoas, onde participou de grupos de repentistas nas freiras locais. Estreou sua carreira artística em 1939, em um programa de calouros da Rádio Clube de Pernambuco, que o contratou em seguida. Foi violonista, rádio-ator e cantor de orquestra.
Em 1950, mudou-se para o Rio de Janeiro onde estreou nas noites cariocas como cantor de orquestra no Copacabana Palace; trabalhou também na Rádio Nacional. Neste período, Luiz Bandeira compôs Na cadência do samba, também conhecida como Que bonito é, que foi por muitos anos executada como tema de jogos de futebol exibidos por um jornal de cinema, o famoso Canal 100.
Bandeira é considerado um dos maiores compositores de frevo, autor, entre outros, dos frevos-canções Voltei Recife e É de fazer chorar, mais conhecido como Quarta-feira ingrata.
Além de músicas carnavalescas, também é autor de sucessos gravados por Luiz Gonzaga, Onde tu tá, Neném; por Clara Nunes, Viola de Penedo, e muitos outros nomes da música popular brasileira.
Durante sua carreira gravou alguns discos e ganhou prêmios por composição de seus frevos. No final dos anos 80, aposentou-se e voltou a morar no Recife, onde permaneceu até sua morte, em 22 de fevereiro de 1998, um domingo de carnaval.
Fonte: http://basilio.fundaj.gov.br/
bottom of page