top of page

Jorge Gomes

Jorge Gomes.png
Jorge Gomes, nascido em 04.03.1924 na Praça Sérgio Lorêto no Bairro de São José, Recife Pernambuco. Filho do então comerciante Mário Gomes e de Sra. Severina Toscano de Brito. Um dos sete filhos do casal. Compôs a primeira música aos quatorze anos de idade que foi tocada nas rádios, “O Diabo em pessoa” Gravado pelo Coral Ases do Ritmo, com direção de Inaldo Vilarin. Tomado de inspiração, compôs ao todo mais de cem músicas.
Além de compor ele cantava. Mais também entregou as suas músicas a grandes nomes, como em 1952 a música "De janeiro a janeiro", com a interpretação de Lêda Flórido foi Campeão de frevo em Recife. Em 1957 ele voltou a ser campeão com a música “Saudade” gravada por Nelson Gonçalves e em 1961 tricampeão com “Até quarta-feira”, gravada por Voleide Dantas.
Ele mesmo gravou e teve vários intérpretes para as suas composições como Wilson Duarte, Claudionor Germano entre outros. Teve muitas tardes e noites de cantorias em bares junto com outros grandes nomes em Recife e Olinda. Partituras de suas músicas estão no acervo cultural da Prefeitura do Recife e no site do Clube Náutico Capibaribe, seu time de coração, homenageando o hexacampeonato.
Em 2007 foi homenageado no livro “Cem anos de Frevo” e também recebeu um troféu pelas composições através da União Brasileira dos Compositores.
Ele cantava nas rádios de Recife e do Rio de Janeiro, porque quando o mundo era preto e branco, naquela época as músicas eram ao vivo nas rádios. O amor ao frevo, veio da admiração e da amizade com Capiba, já do samba veio da admiração a Noel Rosa, onde também compôs vários sambas. Foi um artista que compôs e cantou durante 86 anos, até 29.01.2011, quando faleceu no HGV em Recife por insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos.
Era viúvo de Antônia Gomes de Siqueira desde 1998. 
Epitáfio: Em verdade nos foi dito, “Honrarás pai e mãe e terás longevidade”, assim Jorge Gomes o fez e viveu para enterrar todos os seus mortos. O último de toda uma geração familiar. O homem é sua história e a dele foi repleta de feitos honrosos, que seus adjetivos de qualidade o descrevem bem: Homem trabalhador. Pessoa boníssima com todos.
Um homem sensível, pois era um poeta nas suas composições. Um homem inteligente historiador. Um homem elegante no trato com todos e nas vestes, sempre era visto com terno branco. Foi cantor, compositor e radialista. Enfim depois de chorar a falta da esposa, se juntou a ela no felizes para sempre no céu. Saudade, muitas saudades dos seus filhos, netos, bisnetos, amigos e especialmente saudade da música, sua companheira de toda a vida.
 
[Por Jomar Siqueira Gomes
Filho, amigo e fã.]
bottom of page